Facebook ameaça processar empregadores que exigem senhas em entrevistas de emprego



Após as recentes polêmicas denúncias de que diversos empregadores estariam não apenas fuxicando os perfis de candidatos a vagas como também solicitando os dados de login e senha dos mesmos no Facebook, a rede social, enfim, se pronunciou.

Com as palavras de Erin Egan, executiva que coordena o setor de privacidade da companhia de Mark Zuckerberg, foram simples e diretas: "ninguém deve ter este tipo de atitude. A empresa estaria ainda considerando a possibilidade de processar firmas que façam isso". Ela também avisa às pessoas que entrem com ações na justiça para se protegerem deste tipo de abuso.

Egan admite que chegaram à companhia muitas reclamações sobre isso. Segundo ela, é inadmissível que qualquer empresa viole os direitos à privacidade das pessoas, seja no Facebook ou em qualquer outra rede social. Para Egan, se este tipo de procedimento se tornar rotina na hora de uma entrevista de emprego, merece ser observado com muita atenção pelas autoridades. Afinal, é um modo de invasão de privacidade.

“Nós acreditamos que nenhum empregador deve pedir a senha do Facebook aos seus empregados ou a quem esteja tentando entrar na empresa. Isso não é certo. Esta prática acaba com a privacidade dos usuários e deixa a segurança dele e dos amigos comprometida”, observou.

Além disso, o Facebook avisa: os usuários da página não devem nunca, em hipótese alguma, compartilhar informações confidenciais como o login e a senha de seus perfis com outras pessoas. O site pede que os usuários continuem denunciando este tipo de caso e que as empresas tenham consciência de que estão realizando um procedimento que fere constituições de privacidade de vários países.

Fonte: Daily Mail

0 Comentários: